» Welcome Decade Administrator
[ :: ( Admin CP ) :: ( ModCP ) :: Log Out :: Search :: Help ]

Click here to add a report from another organization.
new topic
Organization: Viva Rio
The following information may be cited or quoted as long as the source is accurately mentioned and the words are not taken out of context.
Posted: Mar. 29 2005,08:07 If you wrote this report, you will find a button here that you may click
in order to make changes in the report. EDIT

PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the first half of the Decade?

Sim.  O Viva Rio trabalha sob a orientação de focar suas ações à juventude, em particular aquela residente em bairros de baixa renda e concentrado em cenários urbanos, neste sentido tivemos a satisfação de perceber que algumas de nossas propostas foram assimiladas no debate local, nacional, regional e internacional.

A incorporação de projetos e programas iniciados no Rio de Janeiro, desenvolvidos pelo Viva Rio, que durante este período se transfiguraram para políticas públicas locais e nacionais; temas pouco tratados que passaram a ser discutidos de maneira ampla e pública, o processo de aproximação regional (América latina e Caribe) através de intercâmbios e seminários, enfim durante este período se produziu significativo volume de informação e também ações.

Assim, ainda que os resultados efetivos sejam limitados frente a situação de violência e desigualdades que vivenciamos, cremos que a capacidade de dialogar com os diferentes segmentos sociais, priorizando a cultura da mediação, em detrimento da política do enfrentamento, nos faz capaz de agir como um agente de paz na cidade.

OBSTACLES: What are the most important obstacles that have prevented progress?

A falta de continuidade dos programas e iniciativas muitas vezes produz um significativo desperdício de esforços. Seja por parte dos poderes públicos ou pela redução de apoio de fundos privados, vemos iniciativas serem ceifadas sem preparação ou aviso prévio. Esta situação provoca a alimenta a enorme desconfiança e descrença nos programas sociais nas comunidades de baixa renda.

Outro ponto que merece destaque neste tópico é o baixo número de avaliações realizadas em projetos sociais. Geralmente excluídas por falta de recursos, normalmente destinados a realização das intervenções, as avaliações poderiam apontar caminhos novos e envolveriam de maneira mais efetiva atores e parceiros dos projetos.

ACTIONS: What actions have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the first half of the Decade?

Ações do Viva Rio se dividem em três áreas. Integração social, Comunicação e Segurança Pública e Direitos Humanos, estas todas se guiam pelo conceito de Segurança Humana.  OS principais temas que tratamos neste período foram:
- Educação comunitária  - projetos de elevação da escolaridade;
- Desenvolvimento comunitário – projetos de geração de renda, capacitação para mercado de trabalho, apoio a cooperativas de produção, comercio justo e acesso a informática;
- Programas de Reforma das Polícias – treinamento e capacitação de policiais militares, monitoramento e capacitação de políticas de segurança para áreas de favelas, elaboração e monitoramento de planos municipais de ordem pública, programa de apoio a familiares de policiais;
- Programas de crianças envolvidas em conflitos armados – treinamento e capacitação com jovens em situação de risco, programas de re-inserção de jovens em cumprimento de medida, pesquisas focadas em crianças e jovens em conflitos armados;
- Controle de armas de fogo – campanhas de recolhimento de armas de fogo; elaboração de políticas de controle das armas de fogo no Brasil;


- Programas de mediação de conflitos – capacitações e treinamentos em mediação de conflitos, atendimento jurídico, capacitações em noções básicas de direitos (agentes de direitos), “gente que faz a paz” (treinamento em ativistas da paz), mobilização comunitária, voluntariado solidário, mobilização de instituições religiosas;
- Comunicação – rede de rádios comunitárias, correspondentes comunitários (Viva Favela), radio Viva Rio;
- Programa Internacional de Segurança Humana – capacitações e formação de agentes públicos e profissionais da área social em temáticas trabalhadas nos diferentes programas do Viva Rio ou suas instituições parceiras.



Visita de equipe do GPAE às comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia. Foto: Kita Pedroza.



Arma danificada no posto de recolhimento do Viva Rio. Foto: Beto Pêgo.



Posto de recolhimento de armas do Viva Rio. Foto: Kita Pedroza.

ADVICE: What advice would you like to give to the Secretary-General and the General Assembly to promote a culture of peace and nonviolence during the second half of the Decade?

Avançar na temática da educação para uma cultura de paz, priorizando ações destinadas a juventude, em especial na temática do desarmamento e conflitos armados.

PARTNERSHIPS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?

Participamos de redes temáticas nacionais e internacionais. Nas áreas de direitos humanos, direitos das crianças, desarmamento e rádios comunitárias.

PLANS: What new engagements are planned by your organization to promote a culture of peace and nonviolence in the second half of the Decade (2005-2010)?

O reforço da temática de mediação de conflitos e a proposta de criação do programa internacional de segurança humana são exemplos de trabalhos que pretendemos desenvolver nos próximos anos.

Os maiores investimentos previstos para os próximos anos estão previstos para a área de capacitação e treinamento, tanto a nível local (como a mediação), quanto em ações nacionais, regionais e internacionais nos programas de segurança humana.

Há também a previsão de monitoramento de políticas públicas, como os planos municipais de ordem pública, as ações de crianças envolvidas em violência armada, desarmamento, dentre outros.

Postal address of organization

Rua do Russel, 76 - Glória
Rio de Janeiro-RJ
CEP: 22210-010
Brasil

E-mail address of organization

vivario@vivario.org.br

Website address of organization

http://www.vivario.org.br/

Highest priority action domain of a culture of peace

Educação para uma cultura de paz

Second priority action domain of a culture of peace

Participação democrática

Highest priority country of action (or international)

Brasil, Rio de Janeiro.

A proposta apresentada pelo viva rio segue a noções de agir local e refletir globalmente, assim realizamos nossas ações a partir do Rio de Janeiro, mas mantendo proposta de repercussão nacional, regional e internacional.

Second priority country of action (or international)

Back to top
IP: [ 200.126.255.136 ] Warn
Organization: Viva Rio

Click here to add a report from another organization.
new topic



Topic Options
[ Move this topic ] [ Close this topic ] [ Delete this topic ] [ Edit this Topic ] [ Pin this Topic ] [ Rebuild Topic ] [ Add Watch ]
[ Moderators Control Panel ]

Admin stats
Execution Time Less than 1 sec.
CPU Time: 0.09
No. Queries 19
Mod Perl? No
Server load --
Current UNIX time 1175694810