» Welcome Decade Administrator
[ :: ( Admin CP ) :: ( ModCP ) :: Log Out :: Search :: Help ]

Click here to add a report from another organization.
new topic
Organization: EcoArborizar
The following information may be cited or quoted as long as the source is accurately mentioned and the words are not taken out of context.
Posted: April 26 2005,09:26 If you wrote this report, you will find a button here that you may click
in order to make changes in the report. EDIT

PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the first half of the Decade?

Dada a gravidade das condições de saúde humana e ambiental, com o desflorestamento e perda continua de áreas verdes na Metrópole de São Paulo, o Poder Público (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) vem mantendo estudos e ações através da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBCV).

A RBCV é também participante do Projeto Avaliação Ecossistêmica do Milênio (ONU), em cujo último Seminário em 1º de abril de 2005 em São Paulo, Brasil, o ecoArborizar esteve representado.

No âmbito local a Prefeitura do Município de São Paulo (através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente) lançou em 2005 o Programa de Arborização Urbana de São Paulo, do qual o ecoArborizar participa na forma de integrante do Núcleo de Coordenação da rede de implantação do Programa.

O Projeto ecoArborizar, pauta-se em experiências anteriores como:Projeto FLORAM, Projeto de Reverdescimento do Cinturão Verde (RBCV) e Projeto Bairros Verdes.

OBSTACLES: What are the most important obstacles that have prevented progress?

As MEGAOBRAS de infraestrutura em transportes (rodovias em Reserva de Biosfera da Mata Atlântica; hidrovias em terras indígenas) e setor energético (oleodutos, hidrelétricas e linhas de transmissão em áreas indígenas) geram impactos ambientais e sociais de gravidade ainda não totalmente conhecida, violando direitos humanos básicos.

No Brasil o chamado 'RODOANEL'' (ligação rodoviária de escala geográfica regional implantada em área metropolitana) e o Projeto da Transposição do Rio São Francisco na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica são obras geradoras de megaimpactos ambientais, produtos de opções políticas, quando a opção científica recomenda reflorestar a Reserva de Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e as margens do Rio São Francisco (Reserva da Biosfera da Mata Atlântica).  

Em nível internacional, como termo de comparação, a escala de intervenção representada pelo conhecido “Muro de Sharon”, que foi condenado pela Corte Internacional de Haia, por violar gravemente os Direitos Humanos da população palestina bem como impactar o meio ambiente e o regime hidrológico da Região.

ACTIONS: What actions have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the first half of the Decade?

Estamos na fase de realizar parcerias nas diversas redes disponíveis, com base nos projetos: FLORAM, Bairros Verdes e sobretudo o Projeto de Reverdescimento do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV).

Duas áreas constituem pontos de amostragem: uma “micro floresta” urbana de 250 m² e uma propriedade rural no domínio da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, a qual agrega também um pólo de turismo com a construção de uma “estrada ecológica”.

Em fase de implantação, estão os projetos de coleta de sementes; banco de intercâmbio de sementes; formação de viveiros e banco de intercâmbio de mudas; implantação de rearborização e ainda implantação de programas de educação ambiental utilizando as redes públicas de ensino existentes, são a base da formação de um ECOMERCADO de trabalho que promove a inclusão social, a educação e a cultura de paz.

Essa implantação acontece em outras duas “áreas piloto” na cidade de São Paulo  cujos resultados serão medidos cientificamente e nortearão as demais fases do projeto. Foram escolhidas na cidade de São Paulo as unidades administrativas municipais (“bairros” = “neighborhoods”) de SAPOPEMBA e PARELHEIROS.



Ponto de Amostragem da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, trata-se da área de apenas 250 m2, de uma "micro Floresta Urbana no domínio da Mata
Atlântica"; contém mais de duzentas árvores em diversos estágios de desenvolvimento, nativas e exóticas, além de cipós e outras espécies de menor porte, tanto de nativas quanto exóticas.

A área se configura em um agroecossistema, mas ao mesmo tempo é, efetivamente, uma amostra do Projeto Floram implantado em área urbana, na menor escala possível



Ponto de la Reserva de la Biosfera del Cinturón Verde en escala rural.


ADVICE: What advice would you like to give to the Secretary-General and the General Assembly to promote a culture of peace and nonviolence during the second half of the Decade?

1 - Façam advertências aos Governos que habitualmente impõem MEGAOBRAS com fortes violações de direitos humanos e grandes impactos ambientais;

2 - Considerem as recomendações do livro "El Siglo ETC - Erosión, Transformación Tecnológica y Concentração Corporativa em el Siglo 21" de Pat Roy Mooney (Jan/2002 – ISBN 85-87394-29-0): (a) Inventário da Erosão/Direitos Humanos da ONU; (b) Convenção Internacional de Avaliação de Novas Tecnologias; e (c) Cúpula do Genoma: Uma Sessão Especial da Assembléia Geral da ONU sobre Novas Tecnologias para o Genoma – Conservação, Controle e Uso; e

3 - Dêem especial atenção ao conteúdo dos programas  de conservação genética e dos ecossistemas realizados pela ONU (UNESCO, FAU, PNUD, OMS), de modo que incluam, assegurem, respeitem, reconheçam e protejam os saberes indígenas e tradicionais (ex.: bérbere, quilombola,  ...  ).

PARTNERSHIPS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?

A ecoArborizar é membro do “Programa de Formação de Educadores Ambientais” e do “Programa de Município Educador Sustentável” da Divisão de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente do Governos Federal.

O ecoArborizar integra também o Núcleo de Coordenação do Programa de Arborização da Prefeitura do Município de São Paulo.

Nos campos epistemológico e do pensamento científico-filosófico temos aproximação com o corpo conceitual adotado pela Associação PALAS ATHENA, bem como com o conceito de “Pensamento Complexo” (Paradigma Holonômico) sob o qual age o programa de ações da RBCV.

PLANS: What new engagements are planned by your organization to promote a culture of peace and nonviolence in the second half of the Decade (2005-2010)?

Tais parcerias alimentam o intercâmbio desejado com a universidade, instituições e associações profissionais com foco, produção cientifica e experiência nos assuntos ambientais, para que as ações previstas no Projeto estejam no patamar de excelência científica e por outro lado possam obter amplo alcance social.

O trabalho de educação associado ao ecoArborizar é um ponto fulcral do Projeto. Envolve a conscientização de diversos segmentos sociais sobre a importância do reflorestamento como proteção aos recursos hídricos, a manutenção da vida e a irradiação da Cultura de Paz.

Sua inclusão como agentes do repovoamento do Cinturão Verde observando a criação de ecomercados de trabalho, gerando emprego e renda em variados campos, para além da produção de sementes e mudas urbanas: agricultura familiar orgânica, produtos fitoterápicos, horti-fruti-granjeiros, espécies arbóreas nativas de uso urbano e rural.

Promover e incentivar a Pesquisa Científica nos campos socioambientais, alimentando o projeto em suas sucessivas etapas de implantação. A captação de recursos prevê a aplicação parcial em bolsas de pesquisa na área da Ciência Aplicada.

Postal address of organization

Rua Pero Leão, número139, Butantã, Capital, São Paulo, Brasil, cep 05423-060

E-mail address of organization

miryamhess@ig.com.br
alexbuenonetto@gmail.com

Website address of organization

Projeto ecoArborizar da Associação Para Gestão e Educação Ambiental Verde Vida
www.vv.org.br (site em construção)

Highest priority action domain of a culture of peace

Desarrollo sostenible

Second priority action domain of a culture of peace

Educación para la paz

Highest priority country of action (or international)

Brasil - Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo

Second priority country of action (or international)

Brasil - Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Back to top
IP: [ 200.230.190.105 ] Warn
Organization: EcoArborizar

Click here to add a report from another organization.
new topic



Topic Options
[ Move this topic ] [ Close this topic ] [ Delete this topic ] [ Edit this Topic ] [ Pin this Topic ] [ Rebuild Topic ] [ Add Watch ]
[ Moderators Control Panel ]

Admin stats
Execution Time 1 second(s)
CPU Time: 0.06
No. Queries 17
Mod Perl? No
Server load --
Current UNIX time 1175692895