» Welcome Decade Administrator
[ :: ( Admin CP ) :: ( ModCP ) :: Log Out :: Search :: Help ]

Click here to add a report from another organization.
new topic
Organization: Fundação Gol de Letra
The following information may be cited or quoted as long as the source is accurately mentioned and the words are not taken out of context.
Posted: May 03 2005,11:15 If you wrote this report, you will find a button here that you may click
in order to make changes in the report. EDIT

PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the first half of the Decade?

A instituição iniciou sua operação de atendimento complementar à escola na cidade de São Paulo, no ano de 1999. Em setembro de 2001, foi inaugurada a unidade Rio de Janeiro, situada na cidade de Niterói, o que consideramos um processo de amadurecimento e ampliação da metodologia, que certamente visa contribuir para mobilizar a opinião pública em nível nacional e internacional para o estabelecimento e promoção da cultura da paz e não-violência nas comunidades atendidas.

Com o intuito de focalizar o respeito pela diversidade cultural e a promoção da tolerância, solidariedade, cooperação, diálogo e reconciliação, o tema cultura da paz e não-violência foi objeto do conteúdo programático das práticas socioeducativas desenvolvidas nos nosso programas de 6 a 14 anos (Virando o Jogo e Dois Toques) e também no programa FAC - Formação de Agentes Comunitários com faixa etária de 15 a 21 anos(RJ e SP).

Além da temática envolvida em nossa metodologia pedagógica, ampliamos a discussão e ações pontuais para a nossa rede social, com ONGs, poder público, agentes econômicos, parceiros e voluntariados com o intuito de promover um amplo movimento de promoção para a cultura de paz.

Podemos dizer que o conceito de cultura de paz e não-violência nos proporciona uma motivação e um entusiasmo cada vez maior para que possamos implementar nossas práticas e disseminar o conceito em nossa rede de relacionamento.

OBSTACLES: What are the most important obstacles that have prevented progress?

As crianças e os jovens atendidos pela Fundação Gol de Letra freqüentam escolas públicas da região e são oriundas de famílias que apresentam composição numerosa em relação à renda familiar, além da falta de infra-estrutura domiciliar. As condições precárias de vida das famílias das crianças e jovens confirmam a necessidade interna de um trabalho integrado entre a área social e a área pedagógica. As dificuldades e obstáculos se fazem inúmeros diante da mobilização dos diferentes atores sociais, entre eles o poder público, considerando a realidade atual da nossa sociedade e o desejo de reverter a constatação de que todas as instâncias de vida da população desassistida estão distorcidas e completamente distantes das necessidades básicas, asseguradas em documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Brasileira.

Outro grande desafio, este relacionado ao público externo, é o entendimento das organizações jornalísticas em relação ao trabalho desenvolvido. Muitas vezes, os veículos de comunicação possuem interesse em focar somente questões e conflitos eminentes da violência urbana, dando um amplo destaque em seus noticiários. Na maioria das vezes, o jornalismo não tem um foco de abordagem para promover questões preventivas, educativas e solidárias para um amplo público e para a sociedade.

ACTIONS: What actions have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the first half of the Decade?

As estratégias de ensino e de aprendizagem dos programas de atendimento envolvem o desenvolvimento do senso crítico, da integração e da participação, promovendo a reflexão e o estímulo à cultura da paz e dos direitos, especialmente, pelo foco na educação de valores sociais.
Embora trabalhem com princípios educacionais similares, o Programa FAC, por exemplo, investe no público juvenil e se diferencia como proposta educacional da cultura da paz e não-violência. O estímulo à formação de agentes comunitários como multiplicadores de valores sociais contribui diretamente na formação desse público, por meio de aprendizagens artísticas, esportivas, de comunicação e de desenvolvimento sociopolítico e cultural. O programa deseja jovens capazes de interagir frente aos problemas da realidade à sua volta, construindo para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre o seu cotidiano social e cultural, que lhes permita propor ações de intervenção direta ou indireta, contribuindo assim para transformações qualitativas em sua comunidade, em particular e na sociedade.

ADVICE: What advice would you like to give to the Secretary-General and the General Assembly to promote a culture of peace and nonviolence during the second half of the Decade?

- Promover e ampliar um debate ético nos órgãos governamentais e também nos agentes econômicos que possam objetivar um efetivo desenvolvimento local sustentável;
- Promover políticas que venham beneficar as comunidades dos espaços populares, de forma organizada e efetiva, em parceria com o primeiro setor;
- Reforçar cada vez mais no Brasil o compromisso da Organização com a educação de qualidade, destacando a importância da educação integral para a formação de crianças e jovens. Nesse sentido articular com o poder público uma maior participação deste nas ações  desenvolvidas por ONG´s que contribuam para os objetivos propostos e facilitem  a sustentabilidade e governabilidade destas organizações.
- Com base no item anterior, definir como meta a ser cumprida a política de EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA TODOS OS SEGMENTOS POPULARES DO BRASIL, apropriando-se, como dito anteriormente, dos resultados e da Tecnologia Social que está sendo desenvolvida por essas ongs, não só a Gol de Letra, como outras.
- Desenvolver a compreensão e promover a Cultura de Educação, assim como o faz com a Cultura de Paz. (No caso da Educação,)

PARTNERSHIPS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?

- Rede de outras ONGS, de entidades e instituições voltadas para a Educação, Esporte, Cidadania.
- Órgãos governamentais, instituições de ensino, fundações, meio acadêmico, de pesquisa, agentes econômicos/empresas,
- Pessoa física - parceiros, colaboradores, voluntários, sócios, sociedade civil organizada

PLANS: What new engagements are planned by your organization to promote a culture of peace and nonviolence in the second half of the Decade (2005-2010)?

O Programa FAC, destinado aos jovens de 15 a 21 anos, assim como os Projetos em parceria com escolas e outras organizações do entorno social , possuem grande potencial de expansão na promoção da cultura da paz e de valores sociais ligados a esse ideal. A proposta inovadora dos Núcleos de extensão do Programa FAC, na qual os próprios jovesn aplicam seus projetos na comunidade, proporciona uma continuidade na aprendizagem do agente comunitário, fundamental para a disseminação de valores, pois:
• Possibilita uma relação mais significativa e criativa com o conjunto de conhecimentos das áreas envolvidas provocada pelas propostas de intervenção na comunidade.
• Cultiva relações de convivência que contribuam para a formação de multiplicadores de cultura em escolas e outros espaços educativos da comunidade onde vivem: creches, bibliotecas, associações de bairro, etc.
• Contribui para que os jovens possuam autonomia no desenvolvimento dos planos de ação: planejamento, execução e avaliação das intervenções e propostas dos jovens.

Outro diferencial é o Projeto Escola e as atividades em parceria com o poder público e/ou terceiro setor.
Projeto Escola – com o objetivo de estimular o hábito da leitura, jovens são formados na instituição para atuarem dentro e fora da Fundação, realizando mediações de leitura e contações de histórias em espaços comunitários e principalmente nas escolas da região. Outra proposta de incentivo a informação e ao conhecimento acontece diariamente na Biblioteca Comunitária, espaço aberto e com possibilidade de otimização nos próximos anos.

Além disso, a Fundação tem como visão tornar-se, até 2007, uma organização referencia em suas práticas educacionais, multiplicando a sua tecnologia social em outros espaços, contribuindo para a disseminação da cultura da paz.

Postal address of organization


E-mail address of organization

fernandanobre@goldeletra.org.br

Website address of organization

www.goldeletra.org.br

Highest priority action domain of a culture of peace

Na prática, os domínios acontecem de maneira integrada. Existe uma abordagem focada na participação democrática, quando atuamos junto à comunidade e as famílias atendidas e quando criamos comissões de crianças e jovens ativos nos processos de estruturação dos programas, no que se refere ao Planejamento, Execução e Avaliação do Processo Educacional.
Os domínios são também reforçados pela própria metodologia nas situações de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de projetos, que possibilitam a participação ativa das crianças e jovens na interação com seus educadores.
Com duração variável, dependendo do que se busca conhecer e construir, um projeto trabalha com temas norteadores que facilitam as propostas interdisciplinares, tornando possível o diálogo entre as atividades realizadas pelas áreas da dança,da música, da educação física, das artes, da biblioteca, da brinquedoteca, da leitura e da escrita e outras.  A integração desses conhecimentos contribui, ainda, para a construção coletiva de valores estéticos, políticos e éticos, na perspectiva de desenvolvimento de aptidões para a vida social.

Second priority action domain of a culture of peace


Highest priority country of action (or international)

Temos uma atuação regional de repercussão nacional. Isto acontece por termos nos tornado uma organização de grande visibilidade, parte vinda do fato de os instituidores serem personalidades conhecidas nacionalmente, parte pelos resultados alcançados em curto espaço de tempo. Atuamos diretamente na região norte da cidade de São Paulo, e na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, e como ação institucional de divulgação e captação na França e na  Itália.

Second priority country of action (or international)

Back to top
IP: [ 200.126.255.136 ] Warn
Organization: Fundação Gol de Letra

Click here to add a report from another organization.
new topic



Topic Options
[ Move this topic ] [ Close this topic ] [ Delete this topic ] [ Edit this Topic ] [ Pin this Topic ] [ Rebuild Topic ] [ Add Watch ]
[ Moderators Control Panel ]

Admin stats
Execution Time Less than 1 sec.
CPU Time: 0.06
No. Queries 17
Mod Perl? No
Server load --
Current UNIX time 1175693016