» Welcome Decade Administrator
[ :: ( Admin CP ) :: ( ModCP ) :: Log Out :: Search :: Help ]

Click here to add a report from another organization.
new topic
Organization: FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL
The following information may be cited or quoted as long as the source is accurately mentioned and the words are not taken out of context.
Posted: April 30 2005,13:29 If you wrote this report, you will find a button here that you may click
in order to make changes in the report. EDIT

PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the first half of the Decade?

A FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL (FBB) fundada a 13 de agosto de 1919 é uma organização não governamental com a missão de "ajudar crianças e jovens a desenvolverem seu potencial máximo como responsáveis cidadãos do mundo". sua proposta educativa está fundamentada em princípios e valores morais, éticos, sociais e espirituais traduzidos num código de comportamento que é vivenciado através de suas ações. a instituição, que hoje atua em 14 estados do brasil, atinge diferentes segmentos sociais atendendo mais de 6.000 crianças, adolescentes e jovens filiados a instituição e conta com mais de 1.000 voluntários adultos na liderança dos grupos e em funções de direção. Somos a representação no Brasil da World Association of Girl Guides and Girl Scouts (WAGGGS) – Associação Mundial de Bandeirantes com sede em Londres.
A Federação de Bandeirantes do Brasil desenvolve permanentemente o exercício da compreensão cultural e da participação igualitária considerando as próprias características diversificadas de cultura e etnia que compõem o nosso país.
Em todos os momentos de encontros, treinos, assembléias, cerimônias e eventos, buscamos trabalhar o tema da Paz principalmente nas relações interpessoais e com ênfase no respeito e direitos e deveres.

Sim houve progresso, avaliamos permanentemente  nossa ação e podemos observar que há mudança de comportamento na atuação das crianças, adolescentes e jovens com aquisição de novas práticas que favorecem e disseminam a cultura da Paz.
Também podemos perceber uma progressão gradativa nas ações de cultura da Paz como por exemplo, no projeto de Combate á Fome, a  melhoria das condições da comunidade de distribuição de cestas bacias para plantio de horta e geração de renda para as famílias. Nossos indicadores são os reconhecimentos recebidos pela comunidade em geral (Prêmios e Certificados que comprovam a qualidade de nossa ação); as parcerias que estabelecemos com diversos setores da sociedade (Ministério da Saúde, UNICEF, ONG´s e outros) e o impacto na mídia.

OBSTACLES: What are the most important obstacles that have prevented progress?

§ Falta de recursos financeiros e materiais para uma ação de maior impacto;
§ Desinteresse da mídia Brasileira sobre temas da Paz;
§ Ausência de política Pública para o Combate à violência;
§ Falta de articulação com o governo e financiadores; (sugerimos intervenção da ONU como agente intermediário junto a financiadores internacionais em potencial que pudessem apoiar as ações de construção da Paz)

ACTIONS: What actions have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the first half of the Decade?

Pluralismo na Diversidade
Por um período de 3 anos, a FBB promoveu encontros e documentos que enfatizavam a temática do Pluralismo na Diversidade buscando sempre trabalhar a compreensão sobre as diferenças individuais e a ética e o respeito nas relações interpessoais

Dinâmica Nossos direitos, nossas responsabilidades
O tema foi lançado na Assembléia Nacional 2003 em Fevereiro e trabalhado por meio de uma dinâmica de reflexão e sensibilização de Coordenadores e Guias sobre o assunto.

 Áreas do Programa dos Ramos
O programa de atividades desenvolvido pela FBB foi criteriosamente elaborado para atender ambos os gêneros e as diferentes faixas-etárias do público Bandeirante. Possui como base o sistema de educação auto progressivo criado por Robert Baden-Powell em que constam os princípios do bandeirantismo. Está dividido em 6 áreas iguais para todas as idades com adequação aos interesses das crianças e jovens em seus diferentes momentos de progressão. Desta forma, contribuímos permanentemente com a Paz, a medida de garantimos a formação de crianças e jovens por meio de atividades de Convivência e Amizade, Cidadania e participação na comunidade e serviço.
Convivência e amizade – Conviver com harmonia nas relações interpessoais; saber respeitar as diferenças, ampliar relações de amizade e fazer novos amigos e exercitar a liderança e a participação em coletividades.
Cidadania – Participar coletivamente e assumir responsabilidades, conhecer os direitos e deveres, aprender a respeitar pessoas, tradições, símbolos e o bem comum e desenvolver potencial e talentos como cidadão responsável.
Participação na comunidade e serviço. – Aprender servindo com estímulo para a integração social, afetiva e para assimilação de valores tais como justiça, solidariedade e respeito aos direitos dos demais.

Especialidades
As especialidades são distintivos de reconhecimento que existem com o objetivo de incentivar os jovens a buscar conhecimentos e desenvolver habilidades específicas.
Especialidades que estimulam o respeito e cuidado com a natureza como forma de cultivar a harmonia, sinônimo de paz: Ecologia, Observador(a) de animais, Observador(a) de plantas, Jardinagem, Avicultura, Horticultura
Especialidades que estimulam o conhecimento da pluralidade, o convívio, a  amizade e o relacionamento interpessoal: Alfabetização, cidadania, Bandeirantismo Internacional, Bandeirantismo Nacional e Trabalho com deficientes.
O  QUE JÁ FIZEMOS PELA PAZ:

1994
Criemos a Paz em todo o Mundo foi o tema de comemoração dos 75 anos da FBB  e foram estabelecidas ações a serem trabalhadas pelos grupos e Distritos do Brasil, durante o ano de 1994, e como contextualizar nos Programas dos Ramos ações no presente e no futuro, para converter as sementes dos conflitos no mundo de hoje, em sementes de paz. Desenvolver a Cultura da Paz a partir de ações individuais.

As ações incluíam  realizar projetos comunitários em parceria com outras instituições; trabalhar em caráter prioritário a iniciativa da PAZ nas relações interpessoais(consigo mesmo, com a família, escola, comunidade, etc.), Campanha para a vida – Lutando contra a miséria e a fome e preservação da Saúde e Meio ambiente. Estudos em grupo sobre a Paz, oficinas para expressar artisticamente pensamentos e expectativas pela Paz.

A FBB encaminhou para todas as regiões os módulos da Iniciativa da Paz distribuídos pela WAGGGS e itens comemorativos dos 75 anos da FBB com a mensagem Criemos a Paz em todo o mundo. A FBB recebeu várias mensagens escritas por crianças e jovens manifestando seus pensamentos pela Paz.

Jogo da Paz – 1996

No ano de 1996 a FBB desenvolveu o GRANDE JOGO DA PAZ para ser desenvolvido por todos os coordenadores e dirigentes da FBB em TODOS os Distritos da Federação de Bandeirantes do Brasil. Este jogo serviu para estimular e intensificar o trabalho do corpo de voluntários que são os coordenadores que integram a FBB e trazia conteúdos de relacionamento interpessoal, valores e princípios e método do MB. A partir das ações com jovens e adultos as atividades alcançariam também as crianças.
Mais de 500 líderes participaram deste Grande Jogo.

O distrito ganhador foi o DISTRITO DR. DAVID GUSMÃO da REGIÃO RIO GRANDE DO SUL premiado com um certificado na AN 1997. Além disso, os grupos foram estimulados a trabalhar conteúdos que favorecessem a PAZ em seu dia-a-dia e no mundo.


Cartilha Cultura para Paz - 2003

Em decorrência do clima mundial de instabilidade, foi criada esta cartilha como orientação para que os Dirigentes da FBB em todo o Brasil buscassem trabalhar junto ás crianças e jovens a temática da Paz. Orientando-os a ver a Paz não só entre as nações, mas a paz na família, com nossos vizinhos, em nossas relações pessoais e a própria busca constante da paz interior. O objetivo era ensinar nossas crianças e jovens a perceber o que acontece em seu redor, as diversas formas de evitar conflitos e trabalhar para manter a paz em todos os níveis de atuação do Bandeirantismo.

Fórum de Dirigentes e Fóruns de Coordenação
Nestes eventos de capacitação exclusivos para adultos voluntários no Movimento bandeirante, o tema trienal Nossos Direitos, Nossas Responsabilidades foi trabalhado por meio de Jogo noturno e sessões de debate e reflexão.

O QUE ESTAMOS FAZENDO PELA PAZ:

Caminhadas e manifestos
A FBB participa, permanentemente,  junto à ONG’s de ações pontuais de sensibilização da população acerca de temas como o desarmamento, Drogas, a não- violência e Paz. Já participamos de várias caminhadas, manifestos e encontros ao redor do país como por exemplo:
Encontro de Especialistas sobre a valorização e a preservação do patrimônio imaterial; Semana de Debates sobre a violência, Caminhada contra as Drogas, Caminhada a favor do desarmamento; Campanha contra a violência doméstica, Campanha contra a exploração sexual de menores, entre outros.



Projeto Cultura da Paz ... Combate à Fome

O Bandeirantismo, enquanto Instituição, deve atuar conscientemente de estar conhecendo, contribuindo e participando nas políticas junto à Sociedade Civil, com ações compatíveis a sua natureza e de acordo com as necessidades e possibilidades locais, visando essencialmente à conscientização para mudança de comportamentos e formação de novos hábitos e atitudes.
Para o biênio 2003/2004 a FBB atuará nesta área incentivando, através da vivência dos Programas dos Ramos, práticas educativas com relação a: saúde, alimentação e nutrição, higiene, práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, combater a desnutrição, ajudar na arrecadação e banco de alimentos, combater o desperdício etc
Este Projeto será desenvolvido por seis Regiões Bandeirantes localizadas nos seguintes estados: Roraima, Pará, Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Estas Regiões foram indicadas para o Projeto pela própria característica sócio, econômica e cultural de seus Grupos Bandeirantes e pela existência de Projetos locais nestas áreas, já em andamento, portando o Projeto será desenvolvido pelo Distrito já inserido na Comunidade e este poderá ter apoio de participação dos demais Distritos interessados
Público alvo atingido:  Crianças - 0 a 12 anos: 305 crianças ; Jovens - 12 a 21 anos: 229 crianças;  Adultos - acima de 21 anos: 292 crianças ; Famílias: 252 famílias.

São desenvolvidas atividades como:
Seminários, Fóruns de Discussão, com a temática para jovens e adultos (Fome no Mundo e no Brasil; Projetos e iniciativas do Governo e da Sociedade Civil: como atuar, como colaborar; Combater a Fome... Uma Cultura para a não Violência; Linguagem do Projeto e mobilização: articulação, parceria, investigação.)

Oficinas – Metodologia do Aprender Fazendo (Hortas Urbanas (produção para autoconsumo); Aproveitamento e reaproveitamento de alimentos; Segurança e qualidade dos alimentos (peso, higiene, estocagem, conservação); Tratamento e preservação da água; Desenvolvimento de habilidades que podem gerar fonte de renda para ajudar a receita da família; As artes como linguagem de multiplicação das informações e práticas. Saúde e prevenção.)

Campanhas de mobilização e sensibilização com as comunidades a serem envolvidas nos Projetos.

Edição de cartilhas para famílias com orientação e prática do que fazer e como pode ser feito: quanto ao cultivo de hortas para autoconsumo, receitas de reaproveitamento de alimentos, segurança e qualidade dos alimentos.

Documentação do Projeto: a memória do Projeto em vídeo tape.

Cadastramento todas as famílias, crianças, jovens e voluntários envolvidos no Projeto.

PARCEIROS DA FBB
Kilometres de Soleil – França;
Associação de Guias da França.


Declaração da Associação Mundial pela Paz
Traduzida para português e enviada á todas as Regiões a Declaração da WAGGGS de 05 de Março 2003.
Com o objetivo de incentivar os Coordenadores de todo mundo a tomarem atitudes que estimulem a paz; a Associação Mundial redigiu a declaração “A Paz deve ser a herança para as meninas e jovens” que se encontra anexa.
Também em suas localidades, as regiões expressaram seu compromisso com a Paz.

Site da FBB
Criadas on line e atualizadas periodicamente sugestões de atividades para crianças e jovens em favor da Paz. (http://www.bandeirantes.org.br/Paz.htm)
Também é possível acessar a Declaração da Associação Mundial pela Paz.

Encontros Bandeirantes Via Internet
Nestes encontros há participação internacional permitindo às crianças e jovens brasileiros conhecer diferentes culturas e saber respeita-las.

Participação em atividades Internacionais –
Os Bandeirantes que são selecionados, indicados ou inscritos para representar a FBB internacionalmente recebem orientações e aproveitam a oportunidade para ampliar o conhecimento acerca de diferentes tradições e culturas, sabendo respeita-las e fortalecendo os laços de amizade internacional.
Exs: Participação nos eventos promovidos pelos Centros Mundiais, Evento Líderes em Ação, Seminários Juliette Low, Jamborees e JOTA.


Continuidade Projeto Cultura para a Paz, Combate à Fome

Gincana Nacional 2004 – Nossos Direitos, Nossas Responsabilidades
Será lançada na Assembléia Nacional 2004 e pretende atingir todos os Distritos Bandeirantes do Brasil com premiação e reconhecimento estimulando e divulgando a nova temática da WAGGGS.

Objetivos:
· Fortalecer os valores do Bandeirantismo com ênfase nos direitos humanos particularmente os relacionados com a juventude.
· Compreender e trabalhar a temática dos Direitos e Responsabilidades de cada cidadão para a construção de uma sociedade democrática, autônoma e solidária





Rio em 1923, onde jovens bandeirantes (naquela época,
somente mulheres) faziam campanha pela PAZ no Aniversário do Armistício

ADVICE: What advice would you like to give to the Secretary-General and the General Assembly to promote a culture of peace and nonviolence during the second half of the Decade?

Distribuir informações e centralizar possíveis parceiros, aplicar seminários sobre o tema, expor na mídia os projetos de sucesso para servirem como modelo e estímulo a outras organizações, pois o poder de influência na mídia é maior;
Ajudar a viabilizar esta educação para o maior número de crianças e jovens. Valorizar a rede Bandeirante que já está formada na disseminação das ações.

PARTNERSHIPS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?

Clean Up the World – Ministério da Saúde – Lar Fabiano de Cristo – UNAIDS – UNICEF – UNESCO – FAO -

PLANS: What new engagements are planned by your organization to promote a culture of peace and nonviolence in the second half of the Decade (2005-2010)?

Continuidade do Projeto Cultura da Paz, Combate à Fome e atuação com ações permanentes de convivência e amizade para que as crianças e jovens compartilhem suas idéias, desenvolvam sua criatividade, sejam solidários, ajudem o próximo, respeitem os demais e o bem comum. Enfim, sejam preparados e apoiados para serem protagonistas de ações de seu interesse e com temáticas que afetam na sua formação e educação no mundo de hoje.

Postal address of organization

FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL
AV. MARECHAL CÂMARA 186 / 5 ANDAR
CENTRO - RIO DE JANEIRO
20020-080  RJ
BRASIL

E-mail address of organization

fbb@bandeirantes.org.br

Website address of organization

www.bandeirantes.org.br

Highest priority action domain of a culture of peace

Educação para a PAZ:
Por meio de Educação continua e progressiva - Programa de atividades contínuas e progressivas desenvolvidas em Grupos por faixas etárias e em encontros periódicos com a duração de 3 a 4 horas com temas: saúde, meio ambiente, convivência e amizade, cultura, comunidade. Atendimento aos Bandeirantes filiados a Associação;
Educação Internacional - Os Programas oferecem oportunidades para os Grupos Bandeirantes atuarem em projetos, atividades e intercâmbios em nível Internacional, no atendimento as demandas da WAGGGS, Organismos Internacionais, ONU, UNESCO, FAO, UNICEF etc .e
Atuação em Projetos Sociais - Os Programas oferecem oportunidades para os Grupos Bandeirantes de acordo com a realidade, as necessidades de suas comunidades e a temática do mundo atual, desenvolverem ou atuarem em projetos sociais a curto, médio e longo prazo. Atendimento a crianças, adolescente e jovem não filiado a Associação que participam de projetos sociais promovidos pelo Bandeirantismo.

Second priority action domain of a culture of peace


Highest priority country of action (or international)


Second priority country of action (or international)

Back to top
IP: [ 201.5.178.93 ] Warn
Organization: FEDERAÇÃO DE BANDEIRANTES DO BRASIL

Click here to add a report from another organization.
new topic



Topic Options
[ Move this topic ] [ Close this topic ] [ Delete this topic ] [ Edit this Topic ] [ Pin this Topic ] [ Rebuild Topic ] [ Add Watch ]
[ Moderators Control Panel ]

Admin stats
Execution Time Less than 1 sec.
CPU Time: 0.07
No. Queries 17
Mod Perl? No
Server load --
Current UNIX time 1175692958