» Welcome Decade Administrator
[ :: ( Admin CP ) :: ( ModCP ) :: Log Out :: Search :: Help ]

Click here to add a report from another organization.
new topic
Organization: ATELIER DA PAZ
The following information may be cited or quoted as long as the source is accurately mentioned and the words are not taken out of context.
Posted: April 29 2005,20:48 If you wrote this report, you will find a button here that you may click
in order to make changes in the report. EDIT

PROGRESS: Has your organization seen progress toward a culture of peace and nonviolence in your domain of action and in your constituency during the first half of the Decade?

Sim, o ATELIER DA PAZ desde sua primeira atuação em 2002 tem ampliado seus campos de ação .
As atividades do ATELIER DA PAZ são elaboradas de acordo com o público alvo,podendo criar estratégias espécificas para garantir um resultado de qualidade
Podemos afirmar que o  ATELIER DA PAZ .TEM SE DESTACADO POR SUAS AÇÕES DIFERENCIADAS, VALORIZANDO SEMPRE DE FORMA POSITIVA O POTENCIAL CRIATIVO DE TODOS OS PARTICIPANTES.
O MAIOR PROGRESSO DO ATELIER DA PAZ SEM DÚVIDA ALGUMA, TEM SIDO DETECTADO EM CADA NOVA ATUAÇÃO PRÁTICA , ONDE OS ELOGIOS PELA PRODUÇÃO SÃO SEMPRE PROPORCIONAIS AO AUMENTO DA AUTO ESTIMA DOS PARTICIPANTES.

OBSTACLES: What are the most important obstacles that have prevented progress?

O maior obstáculo encontrado pelo ATELIER DA PAZ é a falta de recursos financeiros disponiveis para implementação das ações filantropicas do ATELIER junto as comunidades carentes.
O descaso dos poderes públicos é  um agravante pois para muitos a  ARTE é vista apenas como entretenimento popular muitas vezes usada para fins "ELEITOREIROS".
A ARTE ainda não é vista pelos poderes públicos como instrumento de transformação eficaz, capaz de mobilizar ações, modificando atitudes , criando PAZ  através da beleza.

ACTIONS: What actions have been undertaken by your organization to promote a culture of peace and nonviolence during the first half of the Decade?

oAções:
Tem sido anseio do própio homem a perseguisão do ideal de paz através das artes, das ciências e da filosofia.
Foram propostas em diferentes epocas, sistemas econômicos e culturais como ideais para a vigencia da paz entre os homens. Essas ideias foram muito importantes para manter no coração e na mente de cada um de nos a esperança da paz em nossos tempos.
Educar para a paz implica em trabalhar valores humanos dentro de uma visão holistica de densenvolvimento da conciência do homem em direção a paz neste mundo  e neste tempo.
A ARTE como ATIVIDADE HUMANA está ao menos ao alcance de todos.Atualizar este potencial de criatividade através da utilização de técnicas artisticas ajuda a pessoa,ao passo que vai transformando imagens,texturas,cores e espaços a transformar a própria vida.Através de sua ação integradora a ARTE vem a ser uma maneira do homem se relacionar com o mundo,de descobrir novas formas de expressão,de criar linguagens adequadas ao próprio sentido de comunicação que pretende atingir,de satisfazer o potencia     l que tem de criar,obtendo sua atualização como pessoa e contribuindo para mudar a realidade.Os efeitos terapêuticos da ARTE fazen-se sentir uma vez que aexpressãoplástica,litéraria,corporal ou musical traz implicita a passagem ao ato do ser interior sensivel em oposição do exterior,muitas vezes inibido ou bloqueado.Por outro lado favorece a autenticidade,atomada de conçiência da própria personalidade,a aceitação de si mesmo e o interesse relacional.
Atráves da livre expressão há uma possibilidade de se romper as mascaras sociais, de se reduzir tensões,já que respondem ao desejo de exteriorização e de adesão avida.
As atividades criadoras favorecem a incorporaçãode novas descobertas perceptivas,de experiencias emocionais diferentes e de diciplina interna ,seja através da pintura ,do desenho,da modelagem ,da gravura, da escrita,do teatro ou da musica, o individuo tem a oportunidade de canalizar suas tensões,conflitos,sentimentos de frustração ,de insatisfação ou de menos valia .Aprática artistica traz em si a necessidade de se submeter a ações corajosas,criativas e ordenadoras que liberem conteúds muitas vezes desconhecidos Isso implica na expanção da comunicação integradora do homem consigo mesmo ,com o outro e com o meio ambiente que o rodeia.O ATELIER DA PAZ desde sua primeira ação artistica sócio-cultural atua seguindo esses parametros e seu exito já foi comprovado através  de suas versões anteriores.
1--ATELIER DA PAZnA EXPOSIÇÃO DE PINTURAS do  projeto internacional UN MUNDO TEÑIDO DE PAZ-9 a20 de dezembro de2002-Biblioteca central -UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO.
UM MUNDO TEÑIDO DE PAZ  é um programa pedagogico  
 de plástica infantil,intinerante ,intercultural,internacional e de atenção a diversidade que pretende:1-Fomentar a educação para a paz através da expressão plástica-
2-Criar laços de cooperação entre as crianças e professores do próprio pais e entre as crianças e professoresdos cinco
continentes-
3-Estudar e avaliar  como se sente e manifesta a paz de acordo com as diferenças educativas das diversas culturas, para assim promover uma educação para a paz desde o conhecimento, a compreenção eo respeito entre as diferenças entre os povos.
O centro diretor do programa tem sido A Aula Iberoamericana de Casa de America em Madri(Espanha). Por sua vez cada pais participante tem seu centro coordenador
No Brasil a coordenação do projeto ficou sob a responsábilidade de Maressa Montserrat,artista plástica ,também coordenadora do ATELIER DA PAZ.
Os protagonistas deste projeto são crianças de 6a13anos, de zonas rurais e urbanas,de diferentes etinias e tambem com necessidades especiais.
Os paises que formaram parte do programa nesta primeira etapa são BOLIVIA,BRASIL,COLOMBIA,EE.UU,ESPANHA,GUATEMALA,MAROCOS,MÉXICO,PARAGUAI,PERU e REPUBLICA DOMINICANA
Na apresentação da exposição UM MUNDO PINTADO DE PAZ aos visitantes, contamos com a participação de  estudantes de graduação dos cursos de pedagogia e artes plásticas  da UFES, que desempenharam o papel de educador-mediador entre o público e as obras expostas.Os visitantes eram instigados sobre a tematicada PAZ  alcansando um resultado surpreendente. Como interatividade entre o público e a mostra,cada visitante era convidado a expressar artisticamente .sua visão da paz no ATELIER DA PAZ montado no próprio local da mostra.
Foram atendidas gratuitamente no ATELIER DA PAZ  durante a mostra aproximadamente mais de 2500 pessoas entre crianças e adultos.(imagens no site www.ufes.br/~nucleoc   em atividades desenvolvidas -um mundo pitado de paz.)
Em parceria com o MOVIMENTO PAZ ESPIRITO SANTO o ATELIER DA PAZ participou da comemoração do DIA MUNICIPAL DA PAZ NO DIA 25 DE maio de 2003 proporcionando oficinas de pintura para um publico estimado em 2000 pessoas ,entre adultos e crianças.,no Parque da Pedra da Cebola em VITÓRIA -ES.
Estimulando a paz ambiental o ATELIER DA PAZ  participou da
XIV FEIRA DO VERDE em Vitória ,fortalecendo ainda mais sua parceria com o MOVIMENTO PAZ ES, proporcionando gratuitamente oficinas de pintura para  aproximadamente mais de  3000 pessoas,durante todos os dias da Feira.
Em maio de 2004 o ATELIER DA PAZ participou da FEIRA DA PAZ organizada pelo MOVIMENTO PAZ ESPIRITO SANTO.
Foram atendidas gratuitamente nas oficinas de arte aproximadamente 5000 pessoas  entre crianças e adultos.
Em parceria com FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS o ATELIER DA PAZ desevolveu na FEIRA DE MEIO AMBIENTE na escola LUIZ BAPTISTA uma oficina de pintura para aproximadamente 600 pessoas entre alunos ,professores-e comunidade em geral.
Tambem em parceria com FURNAS CENTRAIS ELÉTRICAS O ATELIER DA PAZ  foi covidado para participar da confraternização de Natal da empresa proporcionando aos funcionários e seus familiares momentos de maior integração afetiva atraves de belas prduções artisticas.
Em parceria com a ASSOCIAÇÃO GARRA AMBIENTAL DA SERRA-A.G.A.S,Maressa Montserrat representando o ATELIER DA PAZ participou  em2004  da 4° descida ecológica Lagoa Largo do Juara.Foram oferecidas oficinas de pintura  abordando o tema paz ambiental no dia mundial da água.
o ATELIER DA PAZ  desemvolveu em setembro de 2004 duran
te o 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE ARTE TERAPIA 9 oficinas terapéuticas abertas gratuitamente para integrantes de projetos sociais de Vitória,Cariacica,Viana,Vila Velha e Serra.Todos os instrutores responsaveis pelas  oficinas temáticas estavam participando do congresso

ADVICE: What advice would you like to give to the Secretary-General and the General Assembly to promote a culture of peace and nonviolence during the second half of the Decade?

PARA PROMOVER UMA VERDADEIRA CUTURA DE PAZ ,A ARTE ,COMO LINGUAGEM ,NÃO DEVE SER VISTA APENAS COMO INSTRUMENTO DE RECREAÇÃO ,LAZER E ENTRETENIMENTO,.ELA DEVE SER VISTA E SENTIDA COMO UM PRECIOSO INSTRUMENTO MOBILIZADOR DE VERDADEIRAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS NOS CAMPOS DA EDUCAÇÃO,SAÚDE ,CIÊNCIA,RELIGIÃO etc...

PARTNERSHIPS: What partnerships and networks does your organization participate in, thus strengthening the global movement for a culture of peace?

A.G.A.S-Associação Garra Ambiental da Serra
agas@forumdasongs.org.br
MOVIMENTO PAZ ESPIRITO SANTO
paz@paz-es.org.br
NUCLEO DE CIÊNCIAS-UFES
www.ufes.br/~nucleoc
Projeto  Un Mundo Teñido de Paz-Coordinadora General del proyecto Bienvenida Sanches Alba-(bienve@casamerica.es)

PLANS: What new engagements are planned by your organization to promote a culture of peace and nonviolence in the second half of the Decade (2005-2010)?

ATELIER DA PAZ  NOS PARQUES DE VITÓRIA-Educação Ambiental com arte
Participaçao em Feiras e eventos sobre a paz
Capacitação de Educadores Sociais através da ARTE como linguagem de integração entre o EU e o OUTRO
ATELIER DA PAZ  NA ORLA MARITMA -PRAIA DE JACARAIPE
EXPOSIÇÕES DE PINTURAS SOBRE O TEMA PAZ
CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA REALIZAR O ATELIER DA PAZ EM ANGOLA-ArteSolidária

Postal address of organization

Rua Irene Terezinha Grechi nº378 Jacaraipe-Serra -Espirito Santo-Brasil--cep:29173360

E-mail address of organization

atelierdapaz@pop.com.br
maressamontserrat@yahoo.com.br

Website address of organization


Highest priority action domain of a culture of peace

EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Second priority action domain of a culture of peace

DIREITOS HUMANOS

Highest priority country of action (or international)

BRASIL

Second priority country of action (or international)

ANGOLA
Back to top
IP: [ 201.8.109.123 ] Warn
Organization: ATELIER DA PAZ

Click here to add a report from another organization.
new topic



Topic Options
[ Move this topic ] [ Close this topic ] [ Delete this topic ] [ Edit this Topic ] [ Pin this Topic ] [ Rebuild Topic ] [ Add Watch ]
[ Moderators Control Panel ]

Admin stats
Execution Time Less than 1 sec.
CPU Time: 0.07
No. Queries 17
Mod Perl? No
Server load --
Current UNIX time 1175692725